8 de julho de 2015

Tomando posse da Vitória

Olá queridos, vamos hoje refletir em um texto bem conhecido por todos, o qual chamaremos de “flechas”, será um tema voltado para famílias e que possamos ler, ouvir e a colocar em práticas alguns princípios importantíssimos para nossas vidas, afim de que tomemos posse da vitória.
Após a morte do Rei Salomão, o reino foi dividido, sendo agora 10 tribos pertencente ao reino norte, Israel, e duas no reino sul, Judá e Benjamim.  Falaremos sobre um fato que aconteceu em Israel, reino norte, os reis que se levantavam neste, faziam o povo de Israel a pecar e se afastarem de Deus. 
Veja como a pessoa que é revestida de autoridade tem uma influência importante na vida daqueles que estão seu redor. Seja ela para honra ou vergonha, para o triunfo ou para a derrota.
Está escrito na Bíblia em 2 Rs 13:3-6 que depois da morte do rei Jeoacaz, seu filho Jeoás assumiu o trono e também fez o que era mau diante dos olhos de Deus, olha o que acontece dentro da nossa casa gera atitudes semelhantes em caráter e ações aos que estão ao nosso redor, ou naqueles que irão nos suceder, o sucessor.
Jeoás andou nos caminhos de seu pai, mas aconteceu que nos últimos dias do profeta Elizeu, este rei foi visita-lo e algo maravilhoso aconteceu!
 Leia o texto de 2 Reis 13:14-20, pois analisaremos os versículos seguintes para melhor compreensão e vamos ver cinco atitudes importantes que devemos tomar para vivermos a vitória de Deus em nossa família

1ª) Não se aparte da voz profética – Palavra de Deus! Seja orientado pela palavra, a fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus (Rm 10:17).
Elizeu era a voz profética que Deus usava para orientar o povo, ir até a casa do profeta, podemos dizer que Jeoás foi até na casa dele para ouvi-lo, ele tinha respeito pelo profeta. Este rei era autoridade sobre todo Israel, para as famílias de Israel. Para conquistarmos as vitorias de Deus para a nossa vida, temos que ouvir a voz de Deus e não se apartar dela! Quando paramos de ouvir a voz de Deus, palavra de Deus, começamos a dar ouvido e atenção a outras vozes, fazendo dessas bússolas, e como consequência acabamos desviando-se dos propósitos de Deus. Então não se aparte da voz profética!

2ª ) Se prepare para conquistar (v.15)  - Pegue as flechas e o arco, foi a ordem do profeta ao rei – todo rei tinha que ser treinado para a guerra, logo eu imagino que quando Elizeu pediu para o rei pegar o arco e a flecha ele já deve ter colocado a dedeira, o bracelete e a couraça, eram armaduras usadas para  que o flecheiro não ferisse quando manuseasse o seu instrumento.
Aprendemos aqui que não podemos entrar em uma guerra de qualquer maneira, é de suma importância revestirmos de toda a armadura de Deus.
Se prepara através da oração, do jejum da intimidade com Deus, interceda! A pessoa que entra despreparado em uma guerra, ela é um forte candidato a morte.


3ª) Siga as orientações de Deus para sua vida (v. 16) -  Fique debaixo de uma cobertura espiritual – o ato do profeta Eliseu ter posto a sua mão em cima da mão do rei quer dizer exatamente isso, realize as coisas debaixo de cobertura espiritual, e essas coberturas vem de pessoas que Deus levantou como autoridade sobre as nossas vidas, e não as pessoas que quereremos que sejam. Muitas pessoas têm saído fora do ministério, abandonado tantas coisas preciosas, por não ser humilde e submisso a essas coberturas.
Olha, Jeoás chorava porque Elizeu ia morrer, e o profeta conhecia bem quem era o rei, mas mesmo assim pôs sua mão sobre o rei abençoando-o!
Mãos nos fala de comportamento, de atitudes
Nossas mãos são para abençoar – seja profeta de Deus dentro da sua casa. Elizeu era a voz profética para abençoar a Nação de Israel, as famílias de Israel. Abençoe sua casa, sua família. Para isto fomos chamados.

4ª) Amplie a sua visão (v.17) - Abra a Janela e atire – a voz de Deus para nós hoje é abra a janela, remova da sua frente tudo aquilo que oculta a sua visão, tudo aquilo que impede que vejas novos horizontes.
O que tem impedido de ver os milagres? É hora de tirar fora isso, não tem parceria quanto a isso.

Veja, para atirar uma flecha é necessário ter:
a) - Um Olhar dominante – qual o seu olhar dominante para sua família – todo arqueiro antes de atirar a sua flecha tem que mirar algo, e nisso tem o seu olhar dominante seja ele o esquerdo ou o direito (fé ou incredulidade).
Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.  (Hb 11:1)
Exerça a sua fé, seja este o seu olhar dominante.

 b) é necessário ter Força – quando você não tem mais força, nem motivação ou esperança, eu quero te dizer que: o senhor é a tua força!
O Senhor Soberano é a minha força; ele faz os meus pés como os do cervo; ele me habilita a andar em lugares altos.  (Hb 3:19)

c) Concentração – não permita que nenhuma voz mude o seu objetivo – mantenha-se focado.
Olhe sempre para a frente, mantenha o olhar fixo no que está adiante de você.
Veja bem por onde anda, e os seus passos serão seguros.
Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda; afaste os seus pés da maldade. ( Pv. 4:25-27)

Infelizmente o rei fez simplesmente por fazer, não entendeu a visão do profeta, não entendeu a ordem profética, fez sem uma direção. Quantas vezes as pessoas recebem orientação dos profetas que Deus levanta para o instruir, seja pais, lideres, pastores e eles fazem apenas para agrada-los e não por fé. E outros são piores ainda, nem fazem nada, e ainda saem murmurando por causa das orientações.
Mas quero te motivar: Exerça a sua fé! Compreenda a vontade de Deus para sua vida. É hora de abrir as janelas!!! Seja a flecha de Deus para alcançar sua família.

5ª) Perseverança (v.18 e 19 ) –  golpeie o chão. Temos que golpear no chão -  faça a sua parte, ore, pague o preço, jejue pela sua família o idealizar é com Deus. Declare a sua vitória e em atitude trabalhe em favor deles. Não abandone a sua promessa, não abra mão da sua vitória. Persevere. Obedeça a voz profética, para vivermos os sobrenaturais temos que ser perseverantes.
"Erga a voz em favor dos que não podem defender-se, seja o defensor de todos os desamparados. (Provérbios 31:8,)


 O rei Jeoás por não obedecer e não compreender a voz do profeta venceu os Sírios apenas 3 vezes, e assim conquistou apenas as cidades que no reino do seu pai haviam sido tomadas pelos inimigos.


Conclusão – Deus tem flechas de vitorias sobre tua vida, por meio da sua fé na palavra profética você alcançará o que está longe do seu alcance, e atingira o  alvo o qual tem posto diante de Deus.
Obs. O profeta morreu, obedeça a voz profética enquanto você  ainda pode, pois haverá uma hora em que essa voz irá cessar.

Não desista da sua vitória, persevere, tenha fé, e conquiste a vitória que Deus tem preparado para ti.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails