13 de outubro de 2011

"Terra Seca nunca Mais!"



" Jardim fechado és tu, minha irmã, noiva minha, manancial recluso, fonte selada. Os teus renovos são um pomar de romãs, com frutos excelentes: a hena e o nardo;
O nardo e o açafrão, o cálamo e o cinamomo com toda a sorte de árvores de incenso, a mirra e o alóes com todas as principais especiarias. És fonte dos jardins, poço das aguas vivas, torrentes que correm do Líbano"
( Ct 4:12-16)

Introdução: Essas plantas descrita no livro de Cantares de Salomão, conforme a botânica não podem viver juntas, pois são de ambientes diferentes, algumas se dão em regiões tropicais, outras em lugares muito gelados, outras em lugares árido e etc.
O livro de Cantares nos fala do Líbano uma região paradisíaca. Segundo Davi Bogolomets do Líbano havia pelo menos 2 ou 3 nascentes que forma o rio Jordão, (o rio mais importante de Israel ) vem do monte Hermom (monte de neve), cujas neves derretem e fornecem a mais pura água. Essa água vem do alto.
(v.12) Primeiramente podemos ver  o Amado chamando a Amada de Jardim fechado, ou seja uma propriedade particular e quando algo é particular nenhuma outra pessoa tem direito em mexer ou mudar algo a não ser o dono desta. E trazendo para contexto de Jardim de Deus, um paraíso maravilhoso onde em um único lugar podemos encontrar variedades de plantas. A água que rega esse jardim é pura, é constante e vem do alto. É Também um jardim visitado – onde o Senhor sempre se fazia presente. Temos sempre o Senhor do jardim cuidando – um proprietário que cuida desse jardim
E falando sobre "terra seca nunca mais", nada melhor do que falar de um lugar paradisíaco onde podemos encontrar variedades de plantas e muitas águas.

Veremos 5 Caracteristica do que essa água de Deus gera em nós

1- característica: leva embora o passado e traz o novo (renovo)
(v.13) seus renovos : renovar significa - tornar novo; melhorar; consertar; recomeçar; repetir; substituir por coisa melhor; dar o aspecto de novo a; trazer novamente à lembrança.
Quando fazemos parte desse jardim a sequidão do passado é retirada. O passado não tem vez aqui, portanto renove a sua mente através da Palavra de Deus (Rm 12:2). Fomos transportados de um reino de sequidão (trevas) pra um reino de vida (Cl 1:13). Tome posse desse novo tempo em sua vida, vc é nova criatura em Cristo Jesus. O que nos traz esse renovo a cada manha é misericórdia de Deus (Lm 3:22-23).

2- Característica: gera em nós Obediência. (frutos) - Is 1:19
(v. 13 a) Pomar de romãs: É um símbolo de integridade para os judeus, porque suas 613 sementes correspondem às 613 mitsvot (mandamento) da Torá. Mandamento nos fala de obediência. E obediência nos fala de atitude, uma ação.
Temos que obedecer a Palavra de Deus em atitudes e não apenas em palavras. portanto, que fruto temos dado, temos sido obedientes ou negligentes?

3- Característica: gera em nos uma vida de oração (perfume) - SL 141:2
(v.13 b) Hena e Nardo – ambas flores exalam um perfume muito penetrante. A palavra perfume significa no latim per: através e fume: fumaça. "Através da fumaça". E o perfume era também simbolo da prova de amor, onde os noivos e os casais apaixonados presenteavam sua amada com o perfume demonstrando assim seu sentimento.
Per-fume: atraves da fumaça - no V. T  a Fumaça nos fala de incenso (no tabernáculo) – incenso nos fala de oração – isso já trazendo para o N.T  e oração nos fala de intimidade e intimidade nos fala de compromisso. Portanto que tipo de compromisso você tem  tido com Deus e com a sua Palavra?
Uma outra Propriedade da hena é que de suas folhas fazem-se um pó vermelho pra cobrir as unhas, o corpo, os lábios, os pés. ( Jó 31:1),e pra nós vermelho é cor de sangue "sangue de Jesus" mostrando que temos que estar coberto pelo sangue.  Na Índia por exemplo as mulheres se pintam para encontrarem com o noivo, nós também temos que estar cobertos do sangue de Jesus para nos encontrarmos com nosso Noivo Jesus nos ares, aleluia!! Temos que ter compromisso (aliança) com Deus em todas as áreas a começar no nosso corpo e que nosso ser seja coberto com o precioso Sangue de Jesus!
4- característica: Gera em nós Vida Espiritual (madeira). (Jo 15 :1-7)
(v.14) Nardo, Açafrão, Calamo e Canela todas essas são plantas anti inflamatórias
Nardo: O Nardo é uma planta aromática nativa do Himalaya (sign. Morada da neve). De suas raízes se extrai um óleo muito valioso. É também um anti inflamatório, Entao no jardim de Deus tem esse óleo  e vem nos mostrando que jamais pode faltar óleo do Espírito Santo sobre a nossa cabeça, pois só assim as setas inflamadas do diabo não irá nos atingir. Estamos  sempre protegidos.
Açafrão: Ela é usada como condimentos – atualmente a especiaria mais cara do mundo. e como temprero a biblia nos diz do sal da terra, mostrando ai que somos o tempero do mundo, temos que fazer a diferença onde quer que estejamos.
Cálamo: é usado pra abrir o apetite e é tbm uma erva cicatrizante, O banho de água com Calamo se torna um relaxante muscular, alivia dores reumáticas.  olha que lindo temos que sempre estar com fome de Deus  e quea  água (Palavra) possa gerar em nós mais  e mais sede de Deus, e quando comemos o Pão da Vida (Jesus) nosso coração é curado e nossas feridas  saradas.
Canela ou Cinamomo: A canela é obtida da parte interna do tronco da caneleira,´é usado como tempero saboroso e tem um aroma inconfundível, esta era usado nos ritos espirituais. Esta é a raiz mais forte que existe. -.aprendemos com essa que como essa raiz temos que ser forte e edificada, mostrando que significa o alicerce na vida do cristão. Aplicação: Simboliza firmeza. (no heb. Canela sign. edificar)
Para os judeus a canela é símbolo da alegria, e na botânica ela pode provocar aborto, então é hora de Deus abortar as tristezas do diabo na sua vida e trazer alegria. Receba essa unção de alegria sobre a sua vida e toda acusação do diabo do passado seja abortada em nome de Jesus!
Jesus é a arvore (madeira - tronco) onde estamos ramificados. Ele é o nosso sustento. A nossa força, e qdo estamos nele somos curados.

5- Característica: gera em nós dependência do Espírito ( finas especiarias - oleo)
Mirra e Aloés: ambos são óleos envolventes.
Mirra significa no hebraico: embrulhar, envolver; enrolar bem ou apertadamente, envolver apertadamente e ainda no hebraico vem da raiz – fluir. Na medicina, utiliza-se a Mirra para inflamações na boca e gengivas. Simboliza purificação e embelezamento. Este elemento prepara e embeleza a noiva para encontrar-se com o Noivo. A mirra como símbolo do Espírito Santo. quando temos sobre nos o oleo do Espirito não falamos palavras torpes, mas temos uma boca  e linguagem santa. o que tem saido de seus labios? que tipo de musica  e palavras tem saido da sua boca? pare e pense, nao deixe o oleo faltar sobre ti, mas deixa ele fuir e te envolver por completo.
Aloés: de sua madeira extrai uma resina usada para perfumar roupa e camas _ perfumaria, incenso e embalsamento (Salmos 45.8; Provérbios 7.17). (João 19.39), essa resina uma grma era carissima e os discipulos deram em grande quantidade, ele ofereceram o melhor, o óleo mais caro de sua época. E nós o que temos oferecido a Deus?
No jardim de Deus (a Igreja) tem perfume, tem agua, tem oleo!

Conclusão: A sequidão do deserto é passado, nunca mais! Esteje no jardim ali a água flui do alto e constante, que essa água possa lavar o seu interior, gerando assim sede de Deus, sede pela palavra. E fazendo viver em novidade de Vida por meio do Espírito Santo. Em Cristo Jesus. Só assim conseguiremos vencer as adversidades do nosso dia a dia e gerar vida as terras secas que estão ao nosso redor.
Antes eramos essa terra seca, mas fomos comprados pelo Senhor Jesus e ele nos regou com a agua que vem do seu trono, e dai em diante terra seca nunca mais, pois essa terra se tornou em um jardim particular onde brotou variedades de flores e arvores onde se exala o perfume e se pode encontrar variedades de frutos, Aleluia pois o Senhor do jardim sempre passeia por ele regando pra que dia a dia ele de mais fruto, Você foi comprado pelo sangue de Jesus, receba a agua da palavra que gera vida e o oleo da unção que te cobre e te capacita pra vencer dia a dia.
Que Deus os abençoe jardim de Deus!

Pra Ruth Clélia Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails