Louvando a Deus em Terra Estranha
(At 16:16-40)
O Capítulo nove do livro “Atos dos Apóstolos” relata a conversão de um homem chamado Saulo, este era um perseguidor dos cristãos e respirava ameaças de morte contra estes, mas aconteceu que certo dia quando estava perseguindo os cristãos a caminho de Damasco, Saulo teve um encontro maravilhoso e sobrenatural com Jesus Cristo, já glorificado, foi um encontro tão glorioso e impactante na vida de Saulo que o transformou radicalmente e pra sempre, ao ponto de perseguidor ser perseguido, pois Jesus disse “este é um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios... e que mostrarei a ele o quanto deve sofrer pelo seu nome”, então logo lutas e perseguições sobrevieram. Saulo passou a ser chamado Paulo, conhecido como o apóstolo da graça.
Em uma de suas viagens o apóstolo Paulo estava em solo estrangeiro, Filipos, na Macedônia (Ásia Menor), esta era uma província romana e ali viviam muitos judeus, estava realizando a obra em companhia de Silas e o Dr e evangelista Lucas, o qual escreveu o livro “Atos dos Apóstolos”, nesta terra foram tratados com amor pela família de Lídia, que se convertera e fora batizada juntamente com toda sua família, mas também sofreram com fortes açoites pelo povo daquela cidade por pregar libertação a uma jovem possessa de espírito adivinhador. (At 16)
Quando um vocacionado se dispõe e obedece ao ide do Senhor, a princípio ele não olha as dificuldades que lhe sobrevirão e sim sua expectativa está voltada em como Deus irá usá-lo, muitas vezes pensa-se apenas em flores, milagres, visões sobrenaturais, muitos sorrisos e amigos que encontrarão em meio a caminhada, porém a vida de um vocacionado nem sempre é assim, pois com o passar do tempo surge às dificuldades, as perseguições, as afrontas, o cansaço e até mesmo a solidão, mas glória a Deus por isso, pois é fora da zona de conforto que podemos ver o agir sobrenatural do Senhor e é nesta que somos como ouro lapidados e como barro moldados, para que a glória de Deus seja revelada através de nós, o nosso mestre e Senhor Jesus disse: “no mundo tereis aflições, mas tende bom animo porque Eu venci o mundo” e essa palavra de ânimo e encorajamento faz com que continuemos a obedecer e até mesmo em terra estranha para a qual fomos enviados permanecer, pois Ele se faz presente, Ele é nosso escudo e companheiro, é o Deus que supre toda a necessidade!
Não desanime! Você não está sozinho! Permaneça firme no propósito o qual fostes chamados e continue, pois a vitória é certa e chegará o tempo de cantar. Olha só que algo maravilhoso no versículo 15 “Lídia os convidou para ficarem em sua casa” pode ver o mistério aqui, o tremendo de estarem em terra estranha é que antes de virem às afrontas dos versículos seguintes Deus sempre vai levantar Lídias para cuidar dos seus servos. Aleluia!
Quero aproveitar e te convidar para que juntos possamos louvar a Deus em todo o tempo, vamos passar um dia em missões na companhia do apóstolo Paulo, Silas e Lucas na Macedônia e aprender quatro atitudes que devemos tomar para que o nome do Senhor Jesus seja exaltado.
1ª atitude: Seja uma pessoa de oração (v. 16)
“O tempo de oração é um tempo de planejamento e estratégia” por meio dela temos intimidade com Deus e o Senhor revela a sua vontade. (Gn 18:17 e Sl 25:14)
Quanto mais tempo de oração tivermos, maior será o nosso tempo de dialogo com Deus, ou seja mais assunto teremos com Deus, mais cumplicidade, mais dependência, mais perto estaremos, mais o conheceremos. Ninguém começa orar 2 horas por dia, a oração é um processo gradativo, começa-se com 10min, ai você vai ver o quanto é bom estar na presença desse Jesus glorificado e o Espírito Santo vai te guiando na oração e quando menos imaginar olha ai você orando 30 minutos, 1,2,3 horas, verdade - isso não é impossível, quando temos o Espírito Santo pra nos guiar no caminho da oração, ele vai nos apresentando novas estratégias até pra vencermos o que achávamos que seria impossível, é como que se abrisse uma cortina na dimensão espiritual e ai não tem como parar cada vez você O deseja mais e mais. Guarde isso no seu coração “ é através da oração e da Palavra de Deus (Bíblia) que a intimidade acontece”.
Quer ser intimo? Então ore, disponibilize um horário, reserve um tempo abra mão da internet, da tv, do jornal é pague o preço. Escolha um local, seja na sala, no quarto, no quintal, etc, pegue sua bíblia e fique a sós com o Espírito Santo. Podemos ver isso na vida de Paulo em cada cidade que chegava ele sempre ia procurar um local pra orar, isso significa dependência total de Deus.
2ª Atitude: Seja um instrumento para libertar vidas (At 16: 18)
Fale de Jesus! Hum.. bem, só podemos falar de alguém quando de fato conhecemos esse alguém, não é verdade? Então se prepare, conheça a Jesus e o seu poder para que assim possa falar dEle, na Bíblia Jesus se revela, Ele deixa ser conhecido, ser achado, encontrado.
Paulo teve uma experiência de libertação, outrora era um homem sanguinário, que respirava ameaças de morte e matava cristãos, ele estava até presente na morte do diácono Estevão que foi apedrejado por causa de Cristo, e quando Deus o chamou Ele também o libertou. Paulo podia falar com autoridade e ousadia, primeiro porque sobre ele repousava o Espírito Santo e porque era íntimo de Jesus, conhecia o seu poder libertador e por isso pôde ser esse instrumento de Deus para trazer libertação àquela jovem possessa.
Quando conhecemos a Jesus e o seu poder, podemos sim na autoridade que Ele nos concede por em liberdade àqueles que estão cativos pelo diabo. O nome de Jesus tem todo o poder e quando um homem ou uma mulher cheia do Espírito Santo dá uma ordem de libertação e cura, o milagre acontece e nisso o nome de Jesus é exaltado e glorificado. Assim como Paulo foi esse instrumento seja você também usado por Deus pra libertar vidas, faça a sua parte – ore, pregue e creia o idealizar é com Deus.
3ª Atitude: seja testemunha (At 16: 19-22)
Todos conhecem o versículo 8, do capitulo primeiro de Atos, onde está escrito: “Mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, Judéia, Samaria e até aos confins da terra”. Somente a virtude do Espírito nos faz sermos testemunha de Jesus, pois ser testemunha é fazermos parte da grande comissão de Cristo aqui na terra, em poder testemunhar da sua vida, morte e ressurreição.
Mesmo em terra estranha Paulo e Silas seguiram os passos de Jesus, ele sofreu, foi moído e i obediente até a morte e morte de Cruz, se for necessário sofra por amor a Cristo ao ponto de ser exposto e humilhado por servir a Cristo. Paulo e Silas podiam até pensar “bem aqui ninguém nos conhece mesmo, também vou me defender, eu sei muito bem brigar e posso até matar esses homens” mas não, pelo contrario eram transformados e sobre eles repousavam a virtude do Espírito e foram testemunhas em terra estranha, Deus os conhecia, mesmo os homens daquela cidade não os conhecendo. Embora não pareça, nisso o nome de Jesus é glorificado, pois o diabo sempre nos acusa e continuamente tenta trazer a nossa memória o nosso passado, este que Jesus já até perdoou, e quando o vencemos por obedecer a vontade Deus e pelo poder da sua Palavra, então o nome de Jesus é exaltado! Se for preciso dê a outra face, sofra por amor a Cristo, envergonhe a Satanás e mostre que você é imitador de Cristo. Não há como ser testemunha apenas de palavras, ser testemunha é uma ação contínua e visível, ou seja uma atitude. (1Pd. 4:14-16)
4ª Atitude: Louve a Deus em todo o tempo (v. 25-26)
Como já disse anteriormente em meio a nossa caminhada cristã sofremos afrontas e perseguições e não foi diferente com esses homens, então não pense que andar com Jesus você não sofrerá dificuldades, elas virão sobre nós e é para que possamos sermos fortalecidos na fé, não podemos nos conformar em uma vida cristã infantil e imatura, tomando apenas leitinho e comendo papinha. Certa vez li uma frase de John Hagar em uma revista que chamou a minha atenção, dizia assim o artigo “um grande líder nasce de grandes desafios” achei tremenda essa frase e é uma grande verdade, quanto mais caminharmos com Deus mais desafios surgirão, pois Ele é um Deus de coisas grandes e insondáveis e se quisermos conquistá-las então temos que vencer os desafios, Deus não revela seus segredos a qualquer um, e quanto mais caminharmos mais o conheceremos, é isso o que diz o profeta Oséias, “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor” (Os 6:3). Hoje podemos ver através da história da Igreja como esses homens ficaram conhecidos como grandes lideres porque eles foram usados pelo Senhor e venceram os desafios, grandes lideres surgirão depois que vencerem os grandes desafios.
Paulo e Silas só puderam ver o milagre porque necessitavam de uma intervenção sobrenatural, eram estrangeiros, estavam presos, machucados e pior é que estavam com pés e mãos amarrados no tronco, eles precisavam de um milagre urgente e sobrenatural. Creia Deus age enquanto o seu povo o adora. Em meio a tudo isso eles ainda tinham um cântico pra louvar a Deus, sua boca estava livre pra adorar, imagina só o impacto desse louvor ungido, enquanto cantavam diz as escrituras que “de repente, sobreveio um grande terremoto que sacudiu os alicerces da prisão e abriram-se todas as portas, e soltaram –se as cadeias de todos”. Como resultado puderam ver tanto o carcereiro como toda a sua casa salva, e evangelizaram aos que se encontravam encarcerados ali, todos ouviram o cântico que entoavam. Em meio às dificuldades louve ao Senhor Jesus, Ele está ouvindo o seu clamor e quando menos esperar o de repente irá acontecer.
Conclusão: Louvar a Deus quando tudo vai bem é muito fácil, o difícil é ser um adorador quando as dificuldades surgem, quando se esta só, quando as afrontas e perseguições esta sempre assolando, só um adorador verdadeiro é que conhece isso, ter um cantico em meio as lutas e ter a presença do Espírito Santo em nós, é nesse momento que podemos viver e presenciar os milagres de salvação, de cura, e de libertação. Milagres acontecem, continue louvando!
O apóstolo Paulo, juntamente com Silas e Lucas marcaram a história da Igreja, e ainda hoje Deus procura homens para usar e continuar marcando a história, através de uma vida de intimidade, de obediência e de testemunha, que sejamos achados.
Se você é vocacionado ao ministério e esta lendo esse artigo, não desanime o Senhor te conduzira a vencer os desafios e a por em liberdade os cativos, prossigaem frente! Se estiver em terra estranha continue louvando ao Senhor Jesus, o de repente irá acontecer e as cadeias de todos irão se soltar!
Que Deus os abençoe!
Pra. Ruth Clélia