25 de julho de 2010

As obras da carne e o Fruto do Espirito


                ola queridos, vamos aprender nesta postagem sobre as obras da carne e fruto do Espírito, as vezes até parece que se fala em grego né, ninguém entende muito bem essas coisas parece que não estão falando a mesma língua, mas olha só esse estudo será uma grande benção pra todos nós. 
                  Então vamos pensar sobre o significado de cada palavra pra melhor compreender o que o apostolo Paulo diz a Igreja em Gálatas.


OBRAS DA CARNE


“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus”( Gl 5.19-21)
       Primeiramente  vamos aprender o significa  "carne",  não no sentido de tecido muscular conforme ensina a medicina, mas o que a bíblia a traz a respeito desta palavra quando é mencionada no  livro de  Galatas.


           A Palavra “Carne”  no grego  "sarx"  é a natureza pecaminosa com seus desejos corruptos, a qual continua no cristão após a sua conversão, sendo seu inimigo mortal (Rm 8.6-8,13; Gl 5.17,21).

           Aqueles que praticam as obras da carne não poderão herdar o reino de Deus (5.21). Por isso, essa natureza carnal pecaminosa precisa ser resistida e mortificada numa guerra espiritual contínua, que o crente trava através do poder do Espírito Santo (Rm 8.4-14; ver Gl 5.17),  vamos nos aprofundar e aprender o significado  de cada uma delas.

1- “Prostituição” (gr. Pornéia) imoralidade sexual de todas as formas. Isto inclui, também, gostar de quadros, filmes ou publicações pornográficos (cf. Mt 5.32; 19.9; At 15.20,29; 21.25; 1Co 5.1).


2- “Impureza” (gr. Akatharsia) pecados sexuais, atos pecaminosos e vícios, inclusive maus pensamentos e desejos do coração (Ef 5.3; Cl 3.5). como isso tem afligido o coração dos adolescentes, principalmente apresentado pela televisão, através das novelas, filmes e etc


3- “Lascívia” (gr. Aselgeia) sensualidade. É a pessoa seguir suas próprias paixões e maus desejos a ponto de perder a vergonha e a decência (2Co 12.21). isso é demonstrado principalmente nas danças e musicas depravadas que nossos jovens (nação brasileira) tem cantado e dançado.


4- “Idolatria” (gr. eidololatria) a adoração de espíritos, pessoas ou ídolos, e também a confiança numa pessoa, instituição ou objeto como se tivesse autoridade igual ou maior que Deus e sua Palavra (Cl 3.5). os cantores, filmes, amigos – ídolos tem tomado lugares em alguns corações que pertence a Deus.


5- “Feitiçarias” (gr. Pharmakeia) espiritismo, magia negra, adoração de demônios e o uso de drogas e outros materiais, na prática da feitiçaria (Êx 7.11,22; 8.18; Ap 9.21; 18.23). Outra coisa também é horóscopo, jogo copo pra chamar demônios que passam por pessoas que já se foram, isso tem faz parte de feitiçarias, portanto é pecado também.


6- “Inimizades” (gr. Echthra) intenções e ações fortemente hostis; antipatia e inimizade extremas.tem prazer em levantar mentiras entre amigos pra vê-los inimigos


7- “Porfias” (gr. Eris) brigas, oposição, luta por superioridade, disputa, competição (Rm 1.29; 1Co 1.11; 3.3).


8- “Emulações” (gr. zelos) ressentimento, inveja amarga do sucesso dos outros (Rm 13.13; 1Co 3.3).


9- “Iras” (gr. thumos) ira ou fúria explosiva que irrompe através de palavras e ações violentas (Cl 3.8).


10- “Pelejas” (gr. Eritheia) ambição egoísta e a cobiça do poder (2Co 12.20; Fp 1.16,17).


11- “Dissensões” (gr. dichostasia) divergência de opiniões, introduzir ensinos cismáticos (separação do corpo e da comunhao de uma uma igreja ) na congregação sem qualquer respaldo na Palavra de Deus (Rm 16.17).


12- “Heresias” (gr. hairesis) doutrina contrária ao que foi definido pela igreja em matéria de fé; grupos divididos dentro da congregação, formando conluios ( combinação entre duas ou mais pessoas para prejudicar outren) egoístas que destroem a unidade da igreja (1Co 11.19).


13- “Invejas” (gr. fthonos) antipatia ressentida contra outra pessoa que possui algo que não temos e queremos.


14- “Homicídios” (gr. Phonos) matar o próximo por perversidade. Assassinato.


15- “Bebedices” (gr. methe) descontrole das faculdades físicas e mentais por meio de bebida embriagante. (pinga, cerveja, vinho, etc)


16- “Glutonarias” (gr. komos)diversões, festas com comida e bebida de modo extravagante e desenfreado, envolvendo drogas, sexo e coisas semelhantes.


As palavras finais de Paulo sobre as obras da carne são severas e enérgicas: quem se diz crente em Jesus e participa dessas atividades iníquas exclui-se do reino de Deus não terá salvação, (Gl 5.21; ver 1Co 6.9).Então querido se tem algo que está prejudicando sua vida cristã, sai fora dessa obra da carne e viva segundo as escrituras do Pai , cheio do Espírito.


O FRUTO DO ESPÍRITO. (Gl 5:22-23)


“Mas o fruto do Espírito é: caridade (amor), gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra essas coisas não há lei.”


Olha só que interessante o apostolo Paulo não fala obra do Espírito, mas sim fruto do Espírito, no singular, pois é o Espírito Santo de Deus quem gera em nossos corações esse fruto, claro se você permitir que somente Ele guie e influencie sua vida, de tal forma que cristão subjugue o poder do pecado, especialmente as obras da carne ( Rm 8:5-14 ; 8:14 ; 2Co 6.6; Ef 4.2,3; 5.9; Cl 3.12-15; 2Pe 1.4-9).ai sim podemos vencer o pecado e o diabo. Assim sermos mais que vencedores!

O fruto do Espírito é o resultado da ação de Deus na vida do cristão, enquanto que a obra da carne é a nossa ação sem presença de Deus.Vejamos então:

1- “Amor” (gr. agape), é o interesse e a busca do bem maior de outra pessoa sem nada querer em troca, hum parece difícil né, mas olha só o próprio Deus derrama por meio do Espírito Santo em nossos corações o seu amor . (Rm 5.5; 1Co 13; Ef 5.2; Cl 3.14).


2- “Gozo” (gr. Chara) a sensação de alegria baseada no amor, na graça, nas bênçãos, nas promessas e na presença de Deus, bênçãos estas que pertencem àqueles que crêem em Cristo (Sl 119.16; 2Co 6.10; 12.9; 1Pe 1.8; ver Fp 1.14).


3- “Paz” (gr. eirene), isto é a quietude de coração e mente, baseada na convicção de que tudo vai bem entre o crente e seu Pai celestial (Rm 15.33; Fp 4.7; 1Ts 5.23; Hb 13.20).


4- “Longanimidade” (gr. makrothumia) perseverança, paciência, generoso, ser tardio para irar-se ou para o desespero (Ef 4.2; 2Tm 3.10; Hb 12.1). Paciência para suportar as injúrias de outras pessoas. É uma característica de Deus e de Cristo atuar com amabilidade


5- “Benignidade” (gr. chrestotes) não querer magoar ninguém, nem lhe provocar dor (Ef 4.32; Cl 3.12; 1Pe 2.3). não perigoso e nem maligno.


6- “Bondade” (gr. agathosune) zelo pela verdade e pela retidão, e repulsa ao mal; pode ser expressa em atos de bondade (Lc 7.37-50) ou na repreensão e na correção do mal (Mt 21.12,13). Ser bom !


7- “Fé” (gr. pistis) lealdade constante e inabalável a alguém com quem estamos unidos por promessa, compromisso, fidedignidade e honestidade (Mt 23.23; Rm 3.3; 1Tm 6.12; 2Tm 2.2; 4.7; Tt 2.10).


8- “Mansidão” (gr. prautes) moderação, associada à força e à coragem; descreve alguém que pode irar-se com eqüidade quando for necessário, e também humildemente submeter-se quando for preciso (2Tm 2.25; 1Pe 3.15; para a mansidão de Jesus, cf. Mt 11.29 com 23; Mc 3.5; a de Paulo, cf. 2Co 10.1 com 10.4-6; Gl 1.9; a de Moisés, cf. Nm 12.3 com Êx 32.19,20).


9- “Temperança , ou mesmo que domínio próprio” (gr. egkrateia) o controle ou domínio sobre nossos próprios desejos e paixões, inclusive a fidelidade aos votos conjugais; também a pureza (1Co 7.9; Tt 1.8; 2.5).


O ensino final de Paulo sobre o fruto do Espírito é que não há qualquer restrição quanto ao modo de viver aqui indicado. O crente pode , e realmente deve, praticar essas virtudes continuamente dia a dia, seja uma criança, um adolescente,um jovem e até adulto, a Palavra é pra todos nós cristãos,. Nunca haverá uma lei que lhes impeça de viver segundo os princípios aqui descritos.

Que Deus os abençoe! E sejamos cheios do Espírito Santo sempre!

Fonte: Bíblia Sagrada, Enciclopédia, bep, cpad, dicionário Aurélio.

16 de julho de 2010

Jesus, Tu és diferente

Tu ficaste ao lado da mulher adúltera,
quando todos se afastavam dela.
Tu entraste na casa do publicano,
quando todos se revoltavam contra ele.
Tu chamaste as crianças para junto de Ti,
quando todos queriam mandá-las embora.
Tu perdoaste a Pedro,
quando ele próprio se condenava.
Tu elogiaste a viúva pobre,
quando todos a ignoravam.
Tu resististe ao diabo,
quando todos teriam sucumbido à sua tentação.
Tu prometeste o paraíso ao malfeitor, quando todos desejavam-lhe o inferno.
Tu chamaste Paulo para Te seguir,
quando todos temiam-no como perseguidor.
Tu fugiste do sucesso,
quando todos queriam fazer-te rei.
Tu amaste os pobres,
quando todos buscavam riquezas.
Tu curaste enfermos,
quando foram abandonados pelos outros.
Tu calaste, quando todos Te acusavam, batiam em Ti e zombavam de Ti.
Tu morreste na cruz,
quando todos festejavam a Páscoa.
Tu assumiste a culpa,
quando todos lavavam suas mãos na inocência.
Tu ressuscitaste da morte,
quando todos pensavam que estavas derrotado.
Jesus, eu te agradeço porque Tu és único!
(autor desconhecido)

4 de julho de 2010

AS TRÊS ÁRVORES




Havia no alto de uma montanha três árvores
que sonhavam o que seriam depois de grandes.

A primeira olhando as estrelas disse:- Eu quero ser o baú mais precioso do mundo, cheio de tesouros.

A segunda, olhando o riacho suspirou:- Eu quero ser um navio grande para transportar reis e rainhas.

A terceira, olhou o vale e disse:- Quero ficar aqui no alto da montanha e crescer tanto que as pessoas ao olharem para mim levantem os olhos e pensem em Deus.

Muitos anos se passaram e, certo dia, três lenhadores cortaram as árvores que estavam ansiosas em ser transformadas naquilo que sonhavam. Mas os lenhadores não costumavam ouvir ou
entender de sonhos... Que pena...

A primeira árvore acabou sendo transformada
em um cocho de animais coberto de feno.

A segunda virou um simples barco de pesca,
carregando pessoas e peixes todos os dias.

A terceira foi cortada em grossas vigas
e colocada de lado num depósito.

Então, desiludidas e tristes, as três perguntaram:- Por que isso?

Entretanto, numa bela noite, cheia de luz e estrelas, uma jovem mulher colocou seu bebê recém - nascido naquele cocho de animais e, de repente, a primeira árvore percebeu que continha o maior tesouro do mundo.

A segunda árvore estava transportando um homem que acabou por dormir no barco em que se transformara. E quando a tempestade quase afundou o barco, o homem levantou-se e disse:- Paz! E num relance, a segunda árvore entendeu que estava transportando o rei do céu e da terra.

Tempos mais tarde, numa sexta feira, a terceira árvore espantou-se quando suas vigas foram unidas em forma de cruz e um homem foi pregado nela. Logo sentiu-se horrível e cruel.

Mas logo no domingo seguinte, o mundo vibrou de alegria. E a terceira árvore percebeu que nela havia sido pregado um homem para a salvação da humanidade, e que as pessoas sempre se
lembrariam de Deus e de seu filho ao olharem para ela.

As árvores haviam tido sonhos e desejos, mas, sua realização foi mil vezes maior do que haviam imaginado.

Portanto, não esqueça: "Não importa o tamanho do seu sonho. Acreditando nele, sua vida ficará mais bonita e muito melhor para ser vivida."
(autor desconhecido)
Para Deus nada é Impossivel!!! Que Deus te abençoe.

1 de julho de 2010

“Você vai continuar no velho caminho?”

Quero compartilhar com vocês um texto que muito chamou minha atenção, até mesmo por se falar de caminhos que muitas vezes temos tomados ou que temos que tomar, caminho também requer de nós uma atitude, pois quando estamos diante de um caminho podemos segui-lo ou não. Então leia com carinho.

Os nossos pés estão relacionado com os caminhos aos quais andamos, as sendas por onde passamos e, ainda mais nos levam onde desejamos ir. Por onde temos andado estes dias? Pare e observe será que esses caminhos se coincidem com os caminhos que Deus tem vos chamado a caminhar? Olha só no Velho Testamento, no livro de Levitico, conta a história da purificação do leproso e diz no verso 14 do capítulo 14 “ e tomará do sangue da oferta pela culpa e o porá sobre o polegar do seu pé direito”.mostrando uma unção do sangue para purificação do leproso. Hoje não fazemos esse ritual que estava na lei judaica, até mesmo pelo fato de que Jesus Cristo já cumpriu toda a lei, e o interessante é que ainda hoje, no meio do mundo o qual vivemos nós também temos que ter a cobertura de um sangue sobre nossas vidas, e não é qualquer sangue, é o sangue da oferta, o sangue do próprio Senhor Jesus que um dia se entregou naquela cruz por nós. Quando estamos cobertos pelo sangue de Cristo somos purificados como o leproso era no Antigo Testamento.

E uma vez purificados e não sendo mais leprosos (sujos pelo pecado) porque voltar e continuar no velho caminho? Deixa Deus direcionar o seu caminho, uma vida de leproso deveria ser muito ruim, pois, este tinha que viver isolado se não podia contaminar os que são puros, todos sabiam que ele era imundo e pior tinha o constrangimento de sair gritando para todos ouvirem o que ele era: um leproso.

E Quando somos purificados pelo sangue de Cristo Jesus, está escrito no livro de Isaias 35.8 “que ali haverá um alto caminho; o caminho santo. O imundo não passará por ele, mas será para os remidos” andamos por um caminho santo, um caminho que é separado somente para os puros, para aqueles que foram ungidos por essa unção de sangue, o sangue nos purificou de todos os nossos pecados, e que nos permite que vivamos uma vida de santidade, uma vida de pureza e de honra. Deus é maravilhoso!

Que a cada dia essa unção purificadora esteja sobre os vossos pés e que o Senhor Jesus tenha total liberdade em te direcionar e te ensinar a caminhar no caminho dEle, pois o caminho Dele não são os nossos caminhos, este é alto e plano. E neste mundo terrível, somente o Amado Espírito Santo pra nos conduzir em um caminho de santidade,. Vamos seguir os passos de Jesus?

“Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nEle, e o mais Ele fará” Sl 37.5


LinkWithin

Related Posts with Thumbnails