19 de outubro de 2015

Vida Cristã – Ruminar e casco fendidos

Texto
“Da Tenda do Encontro o Senhor chamou Moisés e lhe ordenou...”
(Levítico 1:1)
Disse o Senhor a Moisés e a Arão:  "Digam aos israelitas: De todos os animais que vivem na terra, estes são os que vocês poderão comer: Qualquer animal que tem casco fendido e dividido em duas unhas, e que rumina”. (Levítico 11:1-3)

Introdução:

Nos primeiros capítulos do livro de Gênesis, podemos ler a historia de um homem já idoso que foi chamado por Deus, e faz-lhe uma promessa que mui numerosos seriam seus descendentes, porém sua esposa era estéril,  mas podemos ver por meio das escrituras o grande agir desse Deus Todo Poderoso  que realiza milagres,  e assim cumpre  por meio de Abraão, Isaque e Israel a promessa proferida e num período de seca e fome o povo hebreu migra para o Egito, onde o filho de Jacó, Jose, era governador e ali são supridos e salvos da morte. Com o passar do tempo toda aquela geração morre e se levanta outro faraó que não conhecia a Jose e nem seu feitos  o qual temendo aquele poderoso povo  começa a escravizar e oprimir, passando assim um período de  430 anos. (Gn 15:13)
             Diante de todo aquele sofrimento, o clamor chega a Deus, o qual vem com seu agir, a ação de Deus na vida desse povo escolhido marcou a historia deles para sempre, onde todos viram que há um Deus que agiu em favor do seu povo.
         E Deus fará isso na sua vida, o agir dele será tão maravilhoso que marcará sua vida para sempre, será inesquecível, portanto não desista continue clamando.
Nesse interim, Deus na sua infinita graça e misericórdia, levanta um homem e o chama para ser ele o libertador do povo hebreu, um homem que levaria o povo pelo deserto a Terra  prometida,  sendo guiados  pelo próprio Senhor.
          Um caminho longo, mas que foi de suma importância para aquele povo, no  deserto o povo aprendeu a depender de Deus,  viu os milagres, viram a gloria, conheceram ate o que estava em seus próprios coração, foram direcionados pelo Senhor, e um detalhe não teve atalho,  e trazendo isso para nossa realidade não podemos pular etapas na vida crista. Temos que passar pelos desertos.
           Queridos no deserto não tem caminhos com placas de localização,  então eram guiados pela voz de Deus, eu não sei em qual deserto vc se encontra. ,mas quero te dizer Deus quer falar contigo e vai te orientar por meio  da Palavra dele o caminho que deveras seguir, obedeça a voz de Deus e conquiste a terra  prometida.
            No Capitulo um, verso um, do livro de Levítico, esta escrito que Deus chamou Moises da tenda do encontro,  esse era o lugar onde Moises falava com Deus face a face, era o lugar de relacionamento, quando Moises queria uma direção ele ia a tenda, ali chorava, se derramava, falava com Deus e Deus o ouvia. Deus sempre ouvia a Moises.
Precisamos levantar tendas de Encontro com Deus, um lugar para nos encontrar e ver face a face a Deus sermos orientados por sua palavra, onde podemos desligar de tudo que nos atrai para sermos totalmente visitado pela gloria do Deus todo Poderoso.
        O livro de Levitico começa com a seguinte frase: “ e chamou o Senhor a Moises”. Deus chamando um homem, levítico sing no hebr e Chamou o Senhor, paraha vayicrá. Deus tem nos chamado e por meio de Jesus Cristo podemos atender a sua voz e nos aproximar dele.
Em todo o livro de Levitico podemos ver a expressão por 40 vezes sede santos, porque eu sou santo.

Nosso Deus é um Deus santo e nos chama, o seu povo,  pra vivermos em relacionamento com ele.

Podemos aprender muitos “sinais de pureza” através do livro de Levítico, mas vamos extrair apenas duas aplicações para a nossa vida crista.

 1 – Ruminar – (Interior)  o animal que rumina ele pode comer em grande quantidade  de alimento e assim mastigar e por varias vezes fazer voltar do estomago a boca, 4 vezes,  isso acontece ate que passe a comida pelos quatro compartimento do estomago do animal até que faça parte do seu organismo.
Na vida crista queridos, temos que agir da mesma maneira, não vá engolindo tudo o que colocam em sua frente, busque uma direção de Deus, veja se isso é bom, faça passar pelos compartimentos de sua vida, seja ela espiritual, emocional, financeira e familiar.
                E  quanto a vida crista, leia a bíblia,  a palavra de Deus e rumine. Leia, releia, creia, viva até que ela faça parte total da sua vida diária.
·          O animal rumina pela boca, geralmente vegetais e não carne.
·         O homem rumina pela cabeça – pensar, recordar,  ponderar, dispor tempo para meditar na palavra de Deus.

Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. (Js 1:8)

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Rm 12:2)

Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne.
Gálatas 5:16

2- casco fendido – (exterior) o animal que tem o casco fendido, os seus pés não estão totalmente tocados ao chão, eles tem uma cobertura que não permite esse contato, não estão envolvido com a terra.
                Em nossos “sinais de santidade”, nosso testemunho conta muito. Pois iremos refletir aquilo que esta em nosso coração, e como cristão não podemos nos apegar ou ter nossos pés envolvidos com as coisas deste mundo, como existem coisas impuras que tentam de todas as maneiras nos envolver, e infelizmente muitos fazem pactos com essas esquecendo-se que foram chamados a santidade.
Como ovelhas do bom Pastor, veremos algumas característica que aprendemos na bíblia:
- A ovelha é um animal puro e  de fácil domesticação; ela é dócil;  anda em  grupos, é um animal impotente,  não é orgulhoso e nem autossuficiente, depende do seu pastor para guia-lo.
Somos ovelhas do supremo Pastor, e como ovelhas queridos temos que ter o nosso exterior refletindo também a mansidão de Cristo, sendo testemunhas revestidas pelo poder do Espirito santo para que outros sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.
Deixe rastro na terra,  ande em gramas – lugares seguros e aplainados,  não anda em meio a lama. Você é ovelha.
Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra".
(Atos 1:8)

Conclusão:


 Ruminar e cascos fendidos:  Muitas pessoas deixam rastro (atitudes) por ondem andar mas não tem a palavra de Deus nelas, comem qualquer coisa sem filtrar o que é bom, não tem a palavra de Deus fazendo parte da sua vida interior.
Outros até comem a mastigam, mas  não ruminam então não faz diferença nenhuma o que eles falam, pois a sua vida não tem testemunho algum.
Para vivermos na vida crista precisamos ter palavra e testemunho, logo queridos, aprendemos ouvindo a voz de Deus na Tenda do Encontro.
Deus deseja que volte a se encontrar com Ele, renuncie os seus desejos, rima o seu tempo buscando sua orientação para atravessar o deserto, e no seu deserto Ele fara você vencer em cada etapa e assim conquistar a terra prometida, ou seja, tomar posse das promessas que Ele já te deu.
Ele é fiel!!!  Que Deus te abençoe!!

Pra. Ruth Clélia







2 comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails