25 de setembro de 2013

Saindo do Cativeiro

" Assim, Joaquim deixou suas vestes de prisão e pelo resto de sua vida comeu a mesa do rei". (2 Reis 25:27-30) 

 Joaquim, conhecido também como Jeconias  foi o 19 º e o último rei de Judá na linhagem genealógica de Jesus, este tinha dezoito anos quando foi coroado rei de Judá  e reinou durante  03 meses em Jerusalém, este  se rendeu voluntariamente ainda no primeiro grupo de judeus  que fora deportados pelo rei Nabucodonosor quando este tomou Judá e os levou cativo para a Babilônia. E lá ficou cativo no cárcere  por 37 anos.
Ao ser levado cativo tudo o que representava e lembrava a monarquia  foi  tirado de si,  sua coroa e vestes reais , o cetro, o trono, sua autoridade, sua honra, seus valores, seu respeito, e até mesmo sua família e amigos,  numa trágica mudança o jovem rei com toda a sua vida pela frente, cheio de sonhos e planos,  foi levado para o cárcere e se tornou um prisioneiro em um reino idolatra. Imagino os inimigos dizendo a Joaquim: “aqui você não vai precisar disso, aqui você não é rei e sim um escravo”, dá pra imaginar a humilhação que esse rei  sofreu perante os seus inimigos?
Tanto os que foram levados para o exilio como os que ficaram em Judá, Jerusalém que era sua capital, carregaram consigo uma imagem de destruição, vergonha e dor, pois em meio aquela situação viram ser desfeitas algumas instituições como o :  templo,  o culto, o ministério sacerdotal e a monarquia. A saudade, a indignação e as lamentações marcaram esse período da história como podemos ver os registros nos livros  de Jeremias, Lamentações e Obadias.
 O exilio babilônico aconteceu em Judá, reino sul, como punição a Idolatria. Infelizmente os reis que deveriam conduzir o seu povo a uma vida de temor e obediência  a Deus,  levaram o seus súditos a pecarem fazendo o que era mau aos olhos de Deus e desviando dos seus caminhos para seguirem a  falsos deuses. YHWH,  Deus,  e nesse interim Deus levantou  profetas e  usava seu servo, Jeremias,  para proclamar arrependimento ao povo, mas os judeus não davam ouvidos a voz do Senhor,  não aceitavam as suas palavras e infelizmente acreditavam em  palavras de prosperidade e paz  proferidas pelo falso profeta chamado Hananias, e Deus não abençoa um pessoa, um povo,  uma família e até mesmo  uma igreja que vive em desobediência a sua vontade e vive na prática da idolatria. Uma hora a casa vai cair, pois de Deus ninguém zomba!
Vejamos algumas características do povo de  Judá registrada no livro do profeta Jeremias: era um povo de  Coração duro, inclinado para o mal,  idolatras, obstinados,  adúlteros, e ainda como  se não bastasse o rei Joaquim fazia o que era mau aos olhos do Senhor seguindo a conduta do seu pai.
Não está explicito isso no texto, mas vejo nas entrelinhas em meio a essa  situação toda uma mudança de conduta do  agora não tão jovem assim Joaquim,  posso imaginar que em meio a esse 37 anos de cárcere, Joaquim buscou ao Deus de seu  antepassado Davi  e  arrependeu-se de seus pecados, então podemos ver o agir de  Deus para com Joaquim e sua promessa a casa de Davi, Deus foi bom para  com ele, pois todo o rei que era capturado por  outros reis não ficavam encarcerados pelo contrario eram mortos, e com Joaquim foi diferente Deus o poupou da morte, e creio que com o passar do tempo no cárcere ele se humilhou ao Deus de Israel.
Quando a Esperança de Joaquim estava acabando aconteceu algo maravilhoso e tremendo jamais vivido por um rei encarcerado, após  a morte de Nabucodonosor, rei da Babilônia, levantou-se  um novo rei , Evil-Merodoque,  o qual tornou amigo do judeu Joaquim e lhe fez sair do cárcere.
O rei Joaquim agiu no principio de maneira muita conformada, se entregou voluntariamente ao seu inimigo, nem ao menos se quer lutou por sua liberdade e pelo seu povo, e  infelizmente muitas pessoas hoje como exemplo de Joaquim se entregam aos  cárceres da vida por não ter mais esperança e não reagem , perdem tudo e todos e livremente vão para os cárceres. Mas havia em Judá profetas que intercediam e trazia consigo a promessa  de Deus, pois eles, os judeus,  carregavam e carregam sobre si a promessa dada a Abraão e a Davi , uma grande nação e que Jamais faltaria rei no seu trono, logo a promessa se cumpriria e era chegada o   dia de Sair do cárcere  e isso significa:  voltar a convivência ,  sair da zona de prisão e de isolamento, ter comunhão, usufruir da  liberdade.  Deus levanta pessoas que são esses instrumentos para tirar-vos do cárcere,  assim como usou Evil Merodoque,  então não seja orgulhoso e não dispense ajuda, há momento que não há força pra sair dos cárceres que muitos entram e se  entrega.  Mas hoje é dia de liberdade, O rei vai te tirar da prisão!
O rei Evil foi até o cárcere, podemos ver a disposição do novo rei em descer até o calabouço pra falar com o rei Joaquim. Assim também ainda hoje o nosso Grande Rei, Jesus,  deixa sua sala e torno real para vir  até o cárcere pra falar com bondade.  Evil Merodoque traz uma tipificação da graça de Deus sobre nós, ele usou de graça sobre a vida de Joaquim e lhe deu lugar de honra acima de todos os outros reis que estavam na Babilônia. E ainda hoje Deus usa pessoas pra nos honrar e  derrama graça sobre graça sobre nossas vidas.
Pode ser que você ainda esteja aprisionado em algum cárcere,  mas Deus manda te dizer que hoje é dia de sair do Cativeiro lugar de prisão para que possa usufruir da liberdade que Ele esta te dando, e mais ainda traz presente, olha só são vestes  novas, ah! São  vestes de santidade  e  também a  armadura do Espirito, não acabou você terá  o privilegio de  sentar na sala do banquete e comer à mesa perante o rei, e isso nos fala de Intimidade, só é chamado a mesa aqueles que são íntimos, ainda tem mais pra sua vida, veja ainda tem uma benção diária é isso mesmo,  diariamente você terá uma pensão do rei ,  as escrituras diz  que o que se renova diariamente sobre nós são as Misericórdias do Senhor e jamais falta a graça de Deus e essa nos basta.
Tome posse dessa liberdade, lute, guerreie  e entrega a sua vida nas mãos do Grande Rei, Jesus Cristo, e Ele cuidará de ti. Caminhe e conquiste é chegado um novo tempo!


Um abraço a todos.
Pra. Ruth Clélia (Igreja do Nazareno)
ruthclelia@hotmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails