14 de novembro de 2011

Preparados pra se mover

Como ribeiro de aguas, assim é o coração do rei na mão do Senhor; a tudo quanto quer inclina" Pv. 21:1

"O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, será quebrantado sem que haja cura"Pv. 29:1


Introdução: A Flexibilidade pode ser definida como a capacidade de movimentar as diferentes partes do corpo em permitir, sem danos ou lesões, a ampla movimentação em uma articulação ou grupos de articulações, ou então, como a capacidade de uma articulação mover-se com facilidade em sua amplitude de movimento.

Existem 2 Tipos de flexibilidade, vejamos:

1- Flexibilidade ativa: Flexibilidade ativa é a maior amplitude de movimento alcançada usando apenas a contração dos músculo. Ex: ginastica ritmica, ginastica olimpica, ballet entre outras.

2- Flexibilidade passiva: é a maior amplitude de movimento que se pode assumir utilizando forças externas, por exemplo: peso do corpo, a ajuda de um parceiro, o uso de aparelhos, entre outros.

Usando esse exercício físico de flexibilidade vamos ver a importância deste na vida física e bem estar do ser humano e aproveitar pra fazer um paralelo na nossa vida espiritual, como jovens preparados para uma vida crista saudável.

Vejamos três tipos de flexibilidade importante na vida do cristão.

*1º tipo de flexibilidade: Flexibilidade para obedecer: assim que acordar ainda na cama é bom alongar (espreguiçar), porque este faz com que os músculos relaxem e esteja preparado para os afazeres do dia a dia.

Trazendo para a nossa vida Crista nada melhor do que acordar cedo e conversar (orar) com Deus apresentando a Ele o nosso dia pra que este seja uma benção. E nisso ai vamos realizar o nosso primeiro exercício do dia logo pela manha: A oração nos leva a uma intimidade com Deus, e intimidade nos leva a obediência, só consegue obedecer a palavra de Deus aquele que tem uma experiência com Deus e que o conhece. Vejamos duas pessoas que obedeceu a Deus em sua caminhada: Abraão em Gn 12 e o Apostolo Paulo em At. 9 ( transformação).

Exemplo a ser seguido: Jesus, nosso modelo de obediência (Fl 4:8)

Seja flexível obedeça!

*2º tipo de flexibilidade: Flexibilidade pra Servir: Um corpo de um atleta é diferente do corpo daquele que não é. O atleta se submete a um padrão de vida elevado – diferenciado, pra estar sempre pronto pra sua missão.

Nós que servimos a Cristo também temos um padrão de vida elevado, é uma vida de renuncia (fazer a vontade de Deus), é uma vida de disciplina ( fazer tudo com exelencia e não relaxadamente) e muito treino (servir), estando sempre pronto para nossa missão, ser parecido com Cristo Jesus. Assim como o atleta é flexível em sua modalidade nós também temos o nosso padrão diferenciado e estar sempre pronto para servir. (1 Co 9: 24- 27, Lc 12:35)

Exemplo a ser seguido: Jesus, nosso modelo de servo – ( Mc 10:45)

*3º tipo de flexibilidade: Flexibilidade pra Testemunhar: Quando o alongamento não é realizado de forma correta, este pode acarretar fortes dores musculares, e como qualquer exercício físico precisa de uma orientação.

A Bíblia é o nosso manual de vida, e através dela somos orientados como viver, como agir, enfim ela nos ensina a viver uma vida crista vitoriosa. E como toda modalidade o atleta é observado, é cobrado, e ele mesmo tem que ter a consciência de que é um atleta e tem um nome a zelar, assim também é a vida crista, fomos escolhidos por Deus, portanto temos um nome a Zelar, conhecemos a Jesus, logo fomos chamados a sermos testemunhas, e a única maneira de sermos testemunhas é ter em nós o Espírito Santo de Deus, pois é Ele que nos ensina e nos leva a sermos testemunhas, se tentarmos por nos mesmos iremos nos machucar, mas Ele em nós somos flexíveis pra obedecer, nos mover, viver e existir At 17:28 e a Palavra de Deus é o manual pra essa alongamento.

O bom atleta aonde quer que ela vá, ele é conhecido pelas pessoas, assim também nos devemos ser conhecidos por sermos testemunhas de Jesus.

Então seja flexível seja testemunha por onde quer que andes. (At 1:8 e Ef 5:1)

Conclusão: Será que Deus pode contar conosco, temos sido flexíveis ou não, citei apenas 3 areas em que devemos ser flexível na vida crista, mas tem muito mais, se você se identificou com algumas destas e precisa ser orientado, peça ao Espirito Santo que ajude a obedecer, a servir e a testemunhar, ou em outra área. Que Deus te abençoe e vamos seguir o nosso modelo supremo – Jesus Cristo.

Pra. Ruth Clélia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails