5 de fevereiro de 2014

RECEBENDO JESUS EM NOSSA CASA

     Recebendo Jesus em nossa casa
Lucas 10:38-42

Esta semana recebemos alguns amigos em nossa casa para uma rodada de tereré e ai fluiu aquele papo, boas conversas e risos, lembranças e futuros compartilhados, medos e muito sustos porque  deu um blecaute  e claro não podia faltar uma jantinha básica com peixe frito e arroz, foi um período muito gostoso pra se compartilhar, é uma benção receber os amigos em casa e sentar pra conversar.

Certo dia, o Senhor Jesus passava por um povoado chamado Betânia, cidade próxima a Jerusalém ele estava em sua missão, veio para  buscar e salvar o perdido, e uma mulher chamada Marta o recebeu em sua casa, mas que pena ela apenas o recebeu e não sentou-se pra conversar, ouvir suas historias, pelo contrario diz a bíblia que ela estava trabalhando e cuidando de seus afazeres e o seu convidado ali sentado na sala e sua irmã ouvindo suas palavras.

Olha que interessante o significados desses nomes: “ Marta” significa no Aramaico “dona, patroa, senhora” e Maria no grego “soberana”.
Uma mulher chamada Marta! você a conhece?  Esse nome te é familiar? Acho que deve ter visto algumas martas por ai. E esta Marta fez jus ao seu nome, era a dona da casa, aquela que comandava tudo, que estava à frente como senhora e patroa, mas essa dona e senhora recebeu  Jesus em sua casa, Jesus é um cavalheiro e sempre ia aonde era convidado e creio que esta mulher convidou Jesus para entrar, e quando o Senhor dos Senhores Jesus Cristo entra na casa de alguém, alguma coisa acontece, veja:
Quando entrou na casa de o cobrador de impostos chamado Zaqueu, este O recebeu com alegria e Jesus trouxe salvação ao entrar naquela, o coração deste homem foi transformado. (Lc 19:1-9)
Quando Jesus entrou na casa de Jairo, trouxe ressurreição e vida. E uma historia de milagres aconteceu na vida desta família, onde a morte foi vencida e aquela adolescente voltou a vida, alegria e esperança para esta familia.  (Mc 5:35-43)
Quando Jesus entrou na casa de Pedro, trouxe cura a sogra de Pedro. (Mt 8:14-15)
Como temos recebido a Jesus em nossa casa?
Marta o recebeu, mas continuou sua vida, trabalhando, preocupada, inquieta. Eu acho que ela deveria estar irritada, pois limpar a casa com pessoas dentro e ainda não ajudando deixa qualquer mulher irritada, você já se irritou? Eu já. Quando era adolescente eu ia limpar a casa e não deixava meu irmão entrarem, primeiro porque estava limpando, e depois porque estava limpa, viche que horror!!!! Hoje me arrependo disso coitadinho dos meus irmãos, ficavam lá fora e não via a hora de meus pais chegarem pra entrar pra dentro, acho que eles ficavam intercedendo (risos).

Mas, voltando ao assunto, como você tem tratado o seu convidado Jesus Cristo? Ou melhor, se já o convidou para morar em sua casa, como tem tratado o esse ilustre morador?
Vejamos algumas atitudes de Marta que muitas vezes são as nossas atitudes.

1ª Atitude: Ela estava preocupada com os seus afazeres, inquieta e ansiosa.
Muitas vezes ou na maioria das vezes estamos como Marta, esquecemos que Jesus Cristo é o Senhor dos Senhores e que habita em nossa casa e ainda assim nos preocupamos com tudo, andamos inquietos, às vezes andamos e agimos como senhores de nossa própria vida, trabalhamos demais e porque não dizer que muitas vezes nos esquecemos de conversar ou até pedir orientação a aquele que é o único Senhor.
E quantas vezes já ouvimos a sua voz nos dizer: “Aquietai-vos e sabei que sou Deus”
Aquieta o seu coração neste dia, devolva o controle da sua vida e de tudo aquilo o que lhe pertence a Deus.  Se ele cuida tão bem das aves dos céus e dos lírios do campo não cuidará de sua vida? (Lc 12:22-34), não tenha medo, ele não permitirá que seja envergonhado se confiar plenamente (Sl 37:25), Ele cuidará de ti, o fará muito além daquilo que pode imaginar (Sl 37:5)

2ª Atitude: Ela questiona a Jesus: “Não te importas?”
Quantas vezes não fizemos essa pergunta pra Deus, agimos como Marta. Olha como estou trabalhando e ninguém me ajuda? Como estou sofrendo? O meu fardo está tão pesado? Senhor, não te importa?
Os discípulos também fizeram essa pergunta, eles estavam em meio a uma tempestade quase a naufragarem e Jesus estava dormindo na proa, então o acordaram e disseram: Mestre, não te importa que pereçamos? (Mc 4:38)
Eles estavam amedrontados e impacientes, as lutas que vem sobre nós como uma tempestade, faz com que diariamente perguntemos para Jesus: Senhor, não te importa?
Mas Ele em sua soberania, paciência e amor se levanta e com apenas uma palavra dá ordem a tempestade e ela se acalma e traz grande bonança. Ele esta vendo sim, e vai agir no momento certo para que o seu nome seja glorificado, ainda que não veja, Ele esta agindo em seu favor.
Não podemos perder a oportunidade de ouvir ou falar do amor de Deus. Ele te importa? Sim, com certeza ele se importa e agirá em seu favor no tempo certo!

3ª Atitude: Ela ouviu Jesus falar  
Disse Jesus: apenas uma coisa é necessária e Maria escolheu a melhor parte e essa não lhe será tirada.
Essa resposta de Jesus deve ter mexido no mais intimo de Marta, ela o reconheceu quem estava diante dela, veja em outra feita. Lazaro, seu irmão, estava enfermo e elas pediram para chamar a Jesus, porém quando chegou, lazaro havia falecido e estava sepultado fazia três dias, então Marta se aproximou de Jesus e disse:
“ - Se tivesses aqui meu irmão não teria morrido. Mas sei que, mesmo agora, Deus te dará tudo o que pedires... sei que es o Cristo, o filho de Deus, que devia vir ao mundo”.  Marta sabia que Ele era o filho de Deus e que o Pai ouviria o seu filho. (Jo11:21-28)
Acho que ela sentou-se e ouvia a Jesus, seguiu os seus conselhos. Claro não está escrito isto, mas pela maneira como ela O trata no capitulo adiante, podemos ver que ela o conhecia.  Faça isto também,  sente-se e acalma a sua alma debaixo da doce voz de Jesus, Ele esta sentado, Ele é  soberano e sabe o que faz. E como disse no inicio, onde Jesus entra algo acontece e nessa casa Ele trouxe ressurreição, revelação, amizade e vida.
Busque em primeiro lugar o seu reino e sua justiça e as demais coisas serão acrescentadas. (Mt 6:33)
 E você? Jesus esta em sua casa, e o que você tem feito?
Ele deseja que você o ouça, siga suas instruções e descanse o seu coração nos cuidados do Senhor.
Se você tem estado preocupado com algo entregue esta preocupação a ele. Se tem estado ansiosa entregue a ele sua ansiedade, se tem sido negligente entregue a ele tudo e volte, pare o que esta fazendo, sente-se e ouça o Mestre. Ele esta  em sua casa e te espera.

Que Deus te abençoe!

Pra. Ruth Clélia – Igreja do Nazareno Jales/SP
 ruthclelia@hotmail.com





2 comentários:

  1. Belíssima Palavra (pra glória de Deus) além do interessante significado de Marta em aramaico. Deus abençoe profundamente pelo chamado e vocação exercida em seu ministério.
    Aproveito o ensejo e te convido a conhecer e seguir meu blog..o seu conheci lá na UBE.
    Espero que goste!

    Paz em Cristo

    http://www.ezequiel-domingues.blogspot.com.br

    https://www.facebook.com/ezequiel.dominguesdossantos.7

    @Ds83Ezequiel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada Ezequiel pelo seu comentário, me incentivou ainda mais a continuar postando, Deus é bom. e gostei do seu blog, mas nao consegui seguir, vou tentar novamente mais tarde. valeu

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails