4 de agosto de 2010

BATALHA ESPIRITUAL


Batalha Espiritual é o grande conflito dos séculos entre o reino de Deus e o reino das trevas, de um lado a Igreja do Deus vivo, o Exército do Senhor, de outro Satanás com os seus seguidores, os anjos caídos, os demônios, espírito da mentira, do homicídio, da rebelião, causadores de toda sorte de roubos, mortes e destruição. A batalha espiritual existe na dimensão sobrenatural e invisível. Embora esta guerra seja invisível, ela é absolutamente real. Vamos conhecer quem são os nossos inimigos e as armas pra vencê-los

Quem são os nossos inimigos e como lidar com eles?

1) Nós mesmo (carne) – (Gl 5:16-17) O espírito e a carne humana são duas forças conflitantes, são dois reinos opostos. E o crente se vê dividido entre essas duas tendências, visto que possui em si mesmo, as duas naturezas que correspondem a essa luta, ou seja, o “velho homem" e o “novo homem". O trecho de rm. 7:15, 25 descreve a agonia da luta entre esses dois elementos na vida do cristão.

Quais são as armas?
1.a) Enchei-vos do Espírito Santo (Ef.5:18.): O Espírito Santo deve estar no controle de nossa vida, devemos estar sempre cheios do Espírito Santo pra tudo, é de suma importância esse enchimento.
1.b) A Cruz (Gl. 2:20; Rm. 6:6)
1.c) A Palavra (Mt. 4:4)
1.d) Oração e vigilância (Mt 26:41)
1.e) A Igreja (Hb. 10: 24-25)


2) inimigo: o Mundo Aqui quando digo o mundo estou me referindo tanto a pessoas como também ao seu sistema. O mundo é o segundo inimigo a ser vencido, uma vez que exige de nós uma tomada de posição clara e decisiva: sim ou não. Trata-se aqui de termos a opção clara de qual senhor queremos servir: ao mundo ou a Jesus? Obs. As armas que o diabo usa para nos atingir estão no mundo.

Quais são as armas?
2.a) A nossa Fé (1 Jo. 5:4)
2.b) Amar a Deus e não o mundo (1 Jo. 2:15). Temos que optar: ou amamos o mundo com suas falsas delícias e mentiras ou amamos o Senhor que nos deu a vida e vida eterna. Não se pode como o próprio Jesus já ensinou, amar mundo e a Deus ao mesmo tempo.
2.c) Seguir a Jesus – (Jo. 16:33)

3. O ser humano: família, trabalho, escola, etc. A família é à base da nossa vida. Quando temos problemas familiares sentimos desestabilizar todas as áreas da vida, profissional, ministerial, enfim, um lar em guerra leva desequilíbrio para todas as direções. O próprio Senhor Jesus disse que os inimigos do homem serão os seus próprios familiares. (Mt. 10:36). – e como lidar com esta situação?

Quais são as armas?
3.a) O Amor – (Lc. 6:27) amar como Jesus amou, pois na maioria essas pessoas não conhecem a Cristo, e por isso os perseguem, mas venceremos amando essas pessoas e assim os ganharemos para Cristo.
3.b) Fazer o Bem – (Lc. 6:27; Pv. 25:21-22) essas pessoas por não conhecer a Cristo, procura sempre maltratar os novos convertidos e aqueles que são cristão dentro de sua casa, mas não podemos agir no erro que pagar o mau com o mau e sim seguindo a Cristo fazendo o bem (At 10:38)
3.c) Abençoar – (Lc. 6:28) ainda que eles os amaldiçoem, abençoe pois somente quem tem a benção de Deus é que pode abençoar.
3.d) Oração – (Lc. 6:28) coloque sua família, seu patrão, seus amigos nas mãos de Deus, e ore em favor deles, Deus ouve as oração.
3.e) Perdão – (Cl. 3:13)

4- Conhecendo o inimigo: Os nossos inimigos são seres que pensam, conversam, escutam, observam e planejam estratégias. O cristão não pode ignorar que está em um campo de batalha, e ele é o alvo desses inimigos, pois temos que enfrentar e lutar contra.

* Principados: Os principados são príncipes, chefes, comandantes do exército que estão internamente ligados ao seu maioral. Estes principados recebem ordens diretamente de satanás, como são divididos por regiões, eles oprimem os habitantes daquele lugar e resistem ao avanço da igreja de Jesus naquela região.

* Potestades: Estas potestades agem submissas aos principados. São anjos caídos que tem como objetivo produzir confusão, discórdia e divisão. É por este motivo que quando detectamos sintomas de confusão e divisão em nosso meio, precisamos tratar seriamente com isso a fim de não corrermos o risco de cair no laço do inimigo.

* Força espiritual do mal: As forças malignas são as que diretamente oprimem a humanidade. Toda esta opressão que o mundo sofre é proveniente desta classe específica de demônios. Sua função é oprimir a humanidade de tal maneira que a leve ao desespero e ao caos total.

* Dominadores deste mundo tenebroso: Precisamos entender que fazem parte deste mundo tenebroso, o exército do inimigo, seu comandante e todo ambiente que não glorifica a Deus. Esta classe de demônios está operando aqui na terra com o objetivo de expressar toda maldade de satanás.

* Satanalogia: A existência de satanás é ensinada tanto no Antigo como também no Novo Testamento. O próprio Senhor Jesus Cristo ensinou a existência de satanás. Veja: (Mateus 13.39, Lucas 10.18 e 11.18) – não estudaremos nesta postagem sobre esse tema, pois o nosso alvo aqui não é dar ibope ao diabo, mas preparar os guerreiros para a guerra. Em uma outra falaremos sobre esse tema.

A Armadura e as armas da batalha espiritual

1) A Armadura de Deus tem a função de proteger e dar resistência (Ef.6:13)
2) As armas são ofensivas e defensivas. (2 Co. 6:7; Ef. 6:14-17)
3) O sangue de Jesus – arma de defesa. (Êx. 12:7, 23; Ap.12:11)
4) Oração perseverante, jejum constante, oração no espírito – armas de ataque– (Mt. 17.21; Ef. 6.18)
5) A Palavra de Deus – é nossa arma de ataque – a espada (Ef. 6:17) Jesus utilizou esta arma contra o diabo em Mateus. 4:1-11
6) O nome de Jesus Cristo – arma de ataque – (Mc. 16:17; At. 16:18)
7) Louvor – arma de ataque e defesa (2cro. 20)
8) A Unção do Espírito – arma de ataque e defesa – (Is. 10:27; At. 10:38; 1 Jo. 2:20)

Em suma, estamos engajados nesta guerra, gostando ou não, querendo ou não. Mais não temos que ter medo, pois maior é o que está em nós do que o que está no mundo. Em Cristo Jesus somos mais que Vencedores.Deus te abençoe!

Pastor Wagner de Souza (http://prwagnerdesouza.blogspot.com)

2 comentários:

  1. OLÁ A PAZ DO SENHOR SEU ESTUDO É UMA BENÇÃO, COPIEI VIU RRSS. QUE O SENHOR CONTINUE LHE CAPACITANDO A CADA DIA. FIQUE COM DEUS!

    ResponderExcluir
  2. gostei mto sobreeste estudo ,pois tinha algumas duvidas ,mas estou satisfeita com a esplicaçaoDEUS vos abençõe.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails