25 de julho de 2010

As obras da carne e o Fruto do Espirito


                ola queridos, vamos aprender nesta postagem sobre as obras da carne e fruto do Espírito, as vezes até parece que se fala em grego né, ninguém entende muito bem essas coisas parece que não estão falando a mesma língua, mas olha só esse estudo será uma grande benção pra todos nós. 
                  Então vamos pensar sobre o significado de cada palavra pra melhor compreender o que o apostolo Paulo diz a Igreja em Gálatas.


OBRAS DA CARNE


“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus”( Gl 5.19-21)
       Primeiramente  vamos aprender o significa  "carne",  não no sentido de tecido muscular conforme ensina a medicina, mas o que a bíblia a traz a respeito desta palavra quando é mencionada no  livro de  Galatas.


           A Palavra “Carne”  no grego  "sarx"  é a natureza pecaminosa com seus desejos corruptos, a qual continua no cristão após a sua conversão, sendo seu inimigo mortal (Rm 8.6-8,13; Gl 5.17,21).

           Aqueles que praticam as obras da carne não poderão herdar o reino de Deus (5.21). Por isso, essa natureza carnal pecaminosa precisa ser resistida e mortificada numa guerra espiritual contínua, que o crente trava através do poder do Espírito Santo (Rm 8.4-14; ver Gl 5.17),  vamos nos aprofundar e aprender o significado  de cada uma delas.

1- “Prostituição” (gr. Pornéia) imoralidade sexual de todas as formas. Isto inclui, também, gostar de quadros, filmes ou publicações pornográficos (cf. Mt 5.32; 19.9; At 15.20,29; 21.25; 1Co 5.1).


2- “Impureza” (gr. Akatharsia) pecados sexuais, atos pecaminosos e vícios, inclusive maus pensamentos e desejos do coração (Ef 5.3; Cl 3.5). como isso tem afligido o coração dos adolescentes, principalmente apresentado pela televisão, através das novelas, filmes e etc


3- “Lascívia” (gr. Aselgeia) sensualidade. É a pessoa seguir suas próprias paixões e maus desejos a ponto de perder a vergonha e a decência (2Co 12.21). isso é demonstrado principalmente nas danças e musicas depravadas que nossos jovens (nação brasileira) tem cantado e dançado.


4- “Idolatria” (gr. eidololatria) a adoração de espíritos, pessoas ou ídolos, e também a confiança numa pessoa, instituição ou objeto como se tivesse autoridade igual ou maior que Deus e sua Palavra (Cl 3.5). os cantores, filmes, amigos – ídolos tem tomado lugares em alguns corações que pertence a Deus.


5- “Feitiçarias” (gr. Pharmakeia) espiritismo, magia negra, adoração de demônios e o uso de drogas e outros materiais, na prática da feitiçaria (Êx 7.11,22; 8.18; Ap 9.21; 18.23). Outra coisa também é horóscopo, jogo copo pra chamar demônios que passam por pessoas que já se foram, isso tem faz parte de feitiçarias, portanto é pecado também.


6- “Inimizades” (gr. Echthra) intenções e ações fortemente hostis; antipatia e inimizade extremas.tem prazer em levantar mentiras entre amigos pra vê-los inimigos


7- “Porfias” (gr. Eris) brigas, oposição, luta por superioridade, disputa, competição (Rm 1.29; 1Co 1.11; 3.3).


8- “Emulações” (gr. zelos) ressentimento, inveja amarga do sucesso dos outros (Rm 13.13; 1Co 3.3).


9- “Iras” (gr. thumos) ira ou fúria explosiva que irrompe através de palavras e ações violentas (Cl 3.8).


10- “Pelejas” (gr. Eritheia) ambição egoísta e a cobiça do poder (2Co 12.20; Fp 1.16,17).


11- “Dissensões” (gr. dichostasia) divergência de opiniões, introduzir ensinos cismáticos (separação do corpo e da comunhao de uma uma igreja ) na congregação sem qualquer respaldo na Palavra de Deus (Rm 16.17).


12- “Heresias” (gr. hairesis) doutrina contrária ao que foi definido pela igreja em matéria de fé; grupos divididos dentro da congregação, formando conluios ( combinação entre duas ou mais pessoas para prejudicar outren) egoístas que destroem a unidade da igreja (1Co 11.19).


13- “Invejas” (gr. fthonos) antipatia ressentida contra outra pessoa que possui algo que não temos e queremos.


14- “Homicídios” (gr. Phonos) matar o próximo por perversidade. Assassinato.


15- “Bebedices” (gr. methe) descontrole das faculdades físicas e mentais por meio de bebida embriagante. (pinga, cerveja, vinho, etc)


16- “Glutonarias” (gr. komos)diversões, festas com comida e bebida de modo extravagante e desenfreado, envolvendo drogas, sexo e coisas semelhantes.


As palavras finais de Paulo sobre as obras da carne são severas e enérgicas: quem se diz crente em Jesus e participa dessas atividades iníquas exclui-se do reino de Deus não terá salvação, (Gl 5.21; ver 1Co 6.9).Então querido se tem algo que está prejudicando sua vida cristã, sai fora dessa obra da carne e viva segundo as escrituras do Pai , cheio do Espírito.


O FRUTO DO ESPÍRITO. (Gl 5:22-23)


“Mas o fruto do Espírito é: caridade (amor), gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra essas coisas não há lei.”


Olha só que interessante o apostolo Paulo não fala obra do Espírito, mas sim fruto do Espírito, no singular, pois é o Espírito Santo de Deus quem gera em nossos corações esse fruto, claro se você permitir que somente Ele guie e influencie sua vida, de tal forma que cristão subjugue o poder do pecado, especialmente as obras da carne ( Rm 8:5-14 ; 8:14 ; 2Co 6.6; Ef 4.2,3; 5.9; Cl 3.12-15; 2Pe 1.4-9).ai sim podemos vencer o pecado e o diabo. Assim sermos mais que vencedores!

O fruto do Espírito é o resultado da ação de Deus na vida do cristão, enquanto que a obra da carne é a nossa ação sem presença de Deus.Vejamos então:

1- “Amor” (gr. agape), é o interesse e a busca do bem maior de outra pessoa sem nada querer em troca, hum parece difícil né, mas olha só o próprio Deus derrama por meio do Espírito Santo em nossos corações o seu amor . (Rm 5.5; 1Co 13; Ef 5.2; Cl 3.14).


2- “Gozo” (gr. Chara) a sensação de alegria baseada no amor, na graça, nas bênçãos, nas promessas e na presença de Deus, bênçãos estas que pertencem àqueles que crêem em Cristo (Sl 119.16; 2Co 6.10; 12.9; 1Pe 1.8; ver Fp 1.14).


3- “Paz” (gr. eirene), isto é a quietude de coração e mente, baseada na convicção de que tudo vai bem entre o crente e seu Pai celestial (Rm 15.33; Fp 4.7; 1Ts 5.23; Hb 13.20).


4- “Longanimidade” (gr. makrothumia) perseverança, paciência, generoso, ser tardio para irar-se ou para o desespero (Ef 4.2; 2Tm 3.10; Hb 12.1). Paciência para suportar as injúrias de outras pessoas. É uma característica de Deus e de Cristo atuar com amabilidade


5- “Benignidade” (gr. chrestotes) não querer magoar ninguém, nem lhe provocar dor (Ef 4.32; Cl 3.12; 1Pe 2.3). não perigoso e nem maligno.


6- “Bondade” (gr. agathosune) zelo pela verdade e pela retidão, e repulsa ao mal; pode ser expressa em atos de bondade (Lc 7.37-50) ou na repreensão e na correção do mal (Mt 21.12,13). Ser bom !


7- “Fé” (gr. pistis) lealdade constante e inabalável a alguém com quem estamos unidos por promessa, compromisso, fidedignidade e honestidade (Mt 23.23; Rm 3.3; 1Tm 6.12; 2Tm 2.2; 4.7; Tt 2.10).


8- “Mansidão” (gr. prautes) moderação, associada à força e à coragem; descreve alguém que pode irar-se com eqüidade quando for necessário, e também humildemente submeter-se quando for preciso (2Tm 2.25; 1Pe 3.15; para a mansidão de Jesus, cf. Mt 11.29 com 23; Mc 3.5; a de Paulo, cf. 2Co 10.1 com 10.4-6; Gl 1.9; a de Moisés, cf. Nm 12.3 com Êx 32.19,20).


9- “Temperança , ou mesmo que domínio próprio” (gr. egkrateia) o controle ou domínio sobre nossos próprios desejos e paixões, inclusive a fidelidade aos votos conjugais; também a pureza (1Co 7.9; Tt 1.8; 2.5).


O ensino final de Paulo sobre o fruto do Espírito é que não há qualquer restrição quanto ao modo de viver aqui indicado. O crente pode , e realmente deve, praticar essas virtudes continuamente dia a dia, seja uma criança, um adolescente,um jovem e até adulto, a Palavra é pra todos nós cristãos,. Nunca haverá uma lei que lhes impeça de viver segundo os princípios aqui descritos.

Que Deus os abençoe! E sejamos cheios do Espírito Santo sempre!

Fonte: Bíblia Sagrada, Enciclopédia, bep, cpad, dicionário Aurélio.

3 comentários:

  1. Rico o seu post!
    Continue sendo instrumento nas mãos de Deus.
    Graça e paz.

    Viviane Barboza.
    http://vivianebarboza.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Graça e Paz continue sendo benção porque grandes são as coisas que o Senhor tem na sua vida e de sua família,as vezes tudo parece dificil mas do reino dos céus vem a nossa força,o nosso socorro,não olhe para trá e sim no foco que o Senhor Jesus,um abraço

    ResponderExcluir
  3. Muito edificantes os seus textos... Parabéns e que Deus continue lhe abençoando...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails