3 de março de 2014

Santidade em todo o vosso Procedimento

“E Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação” (1Ts 4:7)

Ser santo significa ser separado do que é profano (impuro) para o sagrado (puro). É ter excelente moral, ser puro em todo o aspecto; não contaminado pela impiedade e pecado.

No principio quando Deus formou o homem o formou segundo a sua imagem e semelhança. Puro, santo, em perfeita comunhão com Deus. Porém quando o quando o homem desobedeceu a Deus no éden, de forma consciente, ele se tornou conhecedor do bem e do mal, da vergonha, da culpa e do medo.
 E essa atitude teve uma consequência trágica, pois toda a raça humana se tornou pecadores, dando origem assim a natureza pecaminosa, o pecado ergueu um muro de inimizade e separação entre Deus (Santo) e o Homem (pecador)

O Pecado nos põe em rebelião contra a ordem e autoridade de Deus, de fato que nos tornamos alvos da ira de Deus  por que Ele é santo, e sua natureza não aceita o pecado, e nos agora como pecadores por natureza somos merecedores da ira de Deus (Ef 2:3).
“Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza merecedores da ira”

 O plano original de Deus para o homem não era viver separados, Então no seu infinito amor ele enviou a Jesus Cristo  (Jo 3:16) ;
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que enviou seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

Enviou Jesus para nos salvar desta ira que há de vir sobre os filhos da desobediência
 “Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência” (Cl 3:6);
Jesus, que nos livra da ira futura” (I Ts 1:10)

Enviou Jesus para ser nosso Senhor, para não andarmos mais segundo a nossa própria vontade mas guiado pela sua doce voz.
(Jo 10 ele é o bom pastor e suas ovelhas conhecem a sua voz)

E quando nós aceitamos a Jesus Cristo como nosso Senhor e salvador,
- Ele nos uni novamente a Deus. Para comunhão.
- O sacrifício de Jesus foi uma oferta perfeita a Deus em nosso favor.
 E por meio dele somos santificados para estarmos perto do Deus santo.

“Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros,
e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado”. (1 Jo 1:7)

 Viver em santidade nos nossos dias é um grande desafio, pois todo o tipo de impureza, pecado chega até nos como prato servido em uma bandeja.
Tipo assim: Sr. --- pode pegar, foi feito especialmente pra você.

E Deus já sabia que sofreríamos essas tentações então no sua presciência e amor enviou o Espirito Santo pra habitar dentro de nós e nos preservar em santidade.

*Santidade em todo o vosso procedimento  (1Ts 4:7)

Deus tem um chamado especifico para nós como povo seu, viver em Santidade em todo o vosso procedimento, Deus nos chama pra vivermos em santidade.
Santo é um atributo de Deus, é próprio dele mesmo. 
A santidade de Deus é absoluta, não tem pecado, Ele é Perfeito.

A santidade do homem não é como a de Deus,  a nossa é relativa, é progressiva, por sermos pecadores precisamos de sermos santificados diariamente.
Somos chamados de santos não porque somos puros, mas porque fomos separados e chamados para a pureza.

"Diga o seguinte a toda comunidade de Israel: Sejam santos porque eu, o Senhor, o Deus de vocês, sou santo”. (Lv 19:2)

 Se você já aceitou a Cristo como seu Senhor e salvador, então guarde isso no seu coração: “*Viver a vida espiritual é viver um processo crescente de santidade”, para que possamos um dia ver a face de Deus! (Hb12:14)  *(revista santidade – nazareno 2014)
Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor”.

Então vamos  aprender o que a mensagem da Cruz nos ensina pra vivermos uma vida santa.

1º ensinamentoJesus nos liga a Deus
A cruz: Quando olhamos para Cruz, vemos duas hastes de madeiras, ou viga.
E quero falar ai sobre a primeira haste essa transversal, ela é haste de sustentação, que finca no chão e vai até o alto.
Através desta podemos ver a mensagem de que Jesus Cristo, o cordeiro de Deus, nos leva até o Deus Santo. Ele nos une a Deus, rasgando toda cédula que era contra nós, quebrando toda a barreira de inimizade. ( Ef 2:14)
“Pois ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade”

Jesus (Palavra)- fé- intimidade- santidade- Deus!
- Jesus é a Palavra que nos purifica ( Jo 17:17)
- Logo, a palavra gera a fé no nosso coração ( Rm 10:17).
-Então somos atraídos a uma intimidade com Deus (Sl 25:14)
e intimidade gera santidade – logo, sendo santos veremos a face de Deus. (Hb 12:14)

Neste interim somos levados pelo Espirito Santo a nos disciplinar em nossas emoções, reações, caráter, assim nos revestindo do novo homem. Pois quando decidimos seguir os passos de Jesus nos tornamos seus imitadores e a gloria de Deus se manifestará em nós.

2º Ensinamento:  Jesus nos liga ao Próximo (haste horizontal)
“*o maior campo para a pratica da vida santa é o relacionamento pessoal” (* revista santidade – nazarena 2014)
A santidade do homem é praticada e visível.
Quanto mais envolvidos dinamicamente na vida cristã e debaixo da graça de Deus, o pecado não fará parte da prática do homem regenerado, ou seja, o pecado não tem domínio sobre vós.

Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da lei, mas debaixo da graça”. . (Rm 6:14)

O que nos diferencia ser cristão das demais religiões é a santidade, a obediência, submissão e o amor ao próximo, o apostolo Paulo nos exorta a vivermos em santidade em todas as suas cartas, sempre nos lembra que somos santos, e temos que dar testemunho acerca disso.
A mensagem da cruz de Jesus nos mostra que somente o amor de Deus nos leva a respeitar o nosso próximo e a amá-lo, pois o amor de Deus é derramado em nossos corações pelo Espirito Santo.

Santidade em todo o vosso procedimento abrange:

Santidade no relacionamento familiar:“ E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais” (Ml 4:6; Ef 6:1-4)
Santidade no relacionamento conjugal: “Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido” (Ef 5:33).
Santidade no relacionamento profissional: sendo senhor e servos (Ef 6: 5-9)
Santidade no relacionamento entre irmãos da fé: (Ef 4:25-5:1)
Uma mente santa:  (Fl 4:8) “Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas”.

Conclusão:  Jesus  nos santifica e nos conduz a viver uma vida cristã em santidade. Santidade não é praticada somente no nível pessoal, mas também em nível de relacionamentos entre pessoas.
Deus nos amou de tal maneira que o enviou para nos aproximar novamente e assim viver debaixo da sua graça e perante sua face.
Jesus  esta do seu lado neste momento e deseja te santificar e assim viver o plano original da criação pra uma intimidade diária com o  Deus santo.
Santifique-se, se consagre e deixe o Espirito Santo agir através de sua vida.

Fiquem na paz santos de Deus!

Pra. Ruth Clélia de Souza

ruthclelia@hotmail.com

Um comentário:

  1. Parabéns pelo estudo Pra. Ruth é de grande relevância! Que o eterno te abençoe!
    Shalom!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails